Militância no BBB19? Fala sério...

em 8 de fevereiro de 2019

(Foto: Reprodução/Google)

Você pode até não assistir ao programa, mas se você for alguém com acesso à internet, certamente já viu as militâncias que os participantes do reality estão fazendo. A primeira delas, sem dúvidas, é ter mais de dois negros na edição. Ok, isso talvez não tenha sido planejado, mas é muita representatividade dentro da casa depois de 18 edições, onde, no máximo, um negro integrava à casa.

Nesse momento deve estar passando na sua cabeça o seguinte questionamento: "por que devemos dar importância à isso? São só pessoas negras dentro da casa." Eu te respondo: pessoas negras estão tendo mais visibilidade. E por que isso está acontecendo? Ai vai mais uma resposta: porque resolvemos não ficar mais calados!

A partir do momento que (principalmente) Gabi e Rodrigo abrem a boca, a chuva de conhecimentos sobre o povo negro começa a cair. Não foi a primeira vez que eles deram um verdadeiro aulão sobre negritude e como não ser racista dentro da casa. Além de falar que cabelo cacheado não é "cabelo ruim", ensinaram que palavras como "denegrir" e "mulata" são termos pejorativos.

Há quem dê ouvidos e outros que apenas ignoram. Não é exatamente sobre eles que estão falando, não é mesmo?

Quando se fala de racismo, todos devem parar para ouvir. Sua pele é branca? Ouça, você tem muito a aprender sobre como não ser um babaca. Sua pele é negra? Acredite, você precisa ouvir para não deixar passar esse tipo de coisa.

A militância nesta edição, e quem sabe nas próximas, é muito bem vinda. Nunca, em 18 edições, tivemos tantas falas sensatas sobre um assunto que precisa ser debatido. Em qualquer lugar. Quando dizemos que todos deveriam parar para ouvir, é por que nós sabemos que ainda tem muita gente nesse mundão à fora com pensamentos pré-históricos. Nenhuma raça é superior à outra. Brancos não são melhores que negros. Negros merecem viver e merecem respeito.

E antes de encerrar o primeiro Esticando a Baladeira, nós, do blog Alencarinas, desejamos toda força do mundo para as famílias que perderam seus jovens no incêndio no Centro de Treinamento do Flamengo, na manhã desta sexta-feira, 8. E estamos em alerta para as famílias do morro do Vidigal, que precisam urgentemente de atenção. Que Deus esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Topo